9.12.04

Garrett & Garrett

MORREU HÁ 150 ANOS
ALMEIDA GARRETT


Faz hoje 150 anos que o teatro português ficou orfão de Almeida... não o podemos tornar ainda mais orfão não fazendo nada pela recuperação do Garrett (Cine-Teatro), mesmo que muitos sejam aqueles que depois de uma forma ou de outra, venham com opiniões mesquinhas politico-partidarias criticar.


Dramaturgo, poeta, romancista e político,
Almeida Garrett
Data de nascimento: 4 de Fevereiro de 1799
Data de falecimento: 9 de Dezembro de 1854
Naturalidade: Porto
Actividade: dramaturgo, poeta, romancista, político
Almeida Garrett foi um homem de letras, mas também um homem de acção. Na conturbada vida política da primeira metade do século XIX, distinguiu-se como jornalista, deputado e ministro. Foram as suas responsabilidades políticas que o levaram a fundar o Teatro Nacional (hoje Teatro Nacional D. Maria II ) e o Conservatório.


O Teatro de Garrett
Em 1836, Portugal vive a Revolução de Setembro, cujo rastilho são os artigos de Garrett no jornal “O Português Constitucional”, e Passos Manuel encarrega Garrett de «propor um plano para a fundação e organização dum teatro nacional» (segundo reza o decreto respectivo). O autor é ainda nomeado «inspector-geral dos teatros» e lança ombros à tarefa, promovendo a fundação do Teatro Nacional (actual D. Maria II), a fundação de um Conservatório Nacional e a criação de um reportório de peças portuguesas. Para lá da actividade política e legislativa o dramaturgo lança mãos à obra e escreve para o Teatro o «Auto de Gil Vicente», em 1838, "D. Filipa de Vilhena" em 40 e "O Alfageme de Santarém" em 42. Em 1841 o cabralismo triunfa na política, Garrett remete-se à oposição contra a ditadura de Costa Cabral, que o demitiu do cargo de inspector-geral dos teatros.

mais de Teatro:
Garrett só voltou ao teatro muitos anos após a estreia de "Catão", quando o projecto oficial de criar um teatro nacional, o obrigou a produzir um repertório apropriado, a partir, praticamente do nada. Esse era um projecto dos Árcades que Garrett adaptou à nova teoria literária, esforçando-se por nacionalizar a teoria do drama romântico (que bania a distinção entre o drama e a comédia). Porém, a sua obra prima «Frei Luís de Sousa» contém na sua essência, características imanentes ao romantismo e ao classicismo. O mito sebástico preenche a trama desta peça que alguns querem ver como uma análise psicanalítica de Portugal.
Algumas características da teoria do "drama": multiplicidade de localização a alongamento do tempo, para permitir uma acção mais livre; recurso ao característico, local, histórica e psicologicamente; efeitos de contraste entre o grotesco e o sublime; diversidade dos tipos humanos, até nas suas formas patológicas e vulgares.A tradição vincentina é invocada em "Um Auto de Gil Vicente". Bernardim Ribeiro, Garcia de Resende, Gil Vicente e o rei D.Manuel vêm à ribalta a evocar um passado de grandezas. Conquanto a autor tenha intencionalmente visado um contraste de caracteres - Gil Vicente/Bernardim - as pessoas e seus problemas não passam de motivos decorativos deste espectáculo todo exterior.



Na sua actividade de dramaturgo propõe-se criar um repertório dramático português. Como romancista, Garrett é considerado o criador da prosa moderna em Portugal. Na poesia, é dos primeiros a libertar-se dos cânones clássicos e a introduzir em Portugal a nova estética romântica.

Data de falecimento: 9 de Dezembro de 1854, à 150 anos



Cine-Teatro Garrett está em estado tal, que parece anunciar a sua morte para breve.


NÃO DEIXEMOS NÓS
O CINE-TEATRO GARRETT
MORRER